Envie para um amigo

Inspire-se com cinco tendências para a arquitetura em 2020

Design biofílico, estética artesanal, conceito industrial, espaços monocromáticos. Dinâmico por natureza, o setor de arquitetura e design está em constante mutação, apresentando novos termos, resgatando ícones do passado ou propondo releituras contemporâneas para sucessos de ontem.

Reunimos cinco tendências do segmento para 2020, confira:

WhatsApp Image 2020-06-10 at 08.15.57

Atentos aos movimentos do segmento de arquitetura e design, monitoramos de perto os lançamentos e conceitos que estão em alta e trouxemos as cinco principais tendências do setor para 2020:

1 – Design sensorial

Você já entrou em alguma loja que tivesse cheiro, cor, iluminação e música? Este é talvez o exemplo mais claro de design sensorial.

Utilizando os cinco sentidos do corpo humano, o design sensorial visa estimular a reação de um ou mais sentidos, criando uma experiência singular. Seja em projetos que otimizam a luz natural, revestimentos que reproduzem o toque da madeira ou pelo uso de plantas aromáticas que estimulam o olfato, o design sensorial é uma das tendências em arquitetura e design para o ano.

2 – Handmade [feito à mão]

Há no mercado uma forte tendência de retorno aos produtos feitos à mão, naturalmente e perfeitamente imperfeitos, diferentes uns dos outros. Na onda do processo de “desmecanização” que tomou conta da sociedade, num esforço de combater uma onda de desumanização, aposta em soluções que valorizam ou remetem a produção artesanal.

Conexoes

Linha Conexões Espontâneas Docol, estruturada e texturizada manualmente

 3 – Minimalismo x maximalismo

A tendência do momento é aplicar o contraste oferecido pela justaposição das duas tendências em projetos de arquitetura e design, combinando elementos minimalistas a outros com cores, formas ou tamanhos que se associam ao maximalismo. Um banheiro com pisos, revestimentos e mobiliário em tons pasteis contrastando com metais sanitários acobreados, por exemplo, representa um contraste entre o minimalismo e o maximalismo que devem influenciar o mercado neste ano.

 

DocolBold1

Linha DocolBold

 

4 – Natureza

Em meio à densa paisagem urbana de muitos arranha-céus e predomínio do design industrial, com uso cores sóbrias e iluminação artificial, projetos que traduzem uma tentativa de reconexão com a natureza e valorização de elementos naturais têm sido o foco de muitos arquitetos, paisagistas, designers e profissionais do setor. A tendência de proporcionar um retorno ao que é natural segue em alta em 2020, com uso de materiais naturais (como madeira, bambu, pedra e lã), tons terrosos e paisagismo cada vez mais integrado ao ambiente.

natur

Pavilhão Natureza Urbana Docol na Expo Revestir 2020

5 – Upcycling

Aplicar a criatividade no reuso de materiais e produtos que supostamente já não têm mais valor é um dos objetivos do upcycling. Objetos e móveis ganham novas funções, utilidades e design: um pallet se transforma em sofá, uma porta antiga vira cabeceira de cama e objetos antigos são restaurados e ganham novas e inovadoras funções. Mais do que reciclar, o conceito de upcycling pressupõe resgatar o valor de materiais antes condenados ao descarte, e deve ser uma forte tendência do setor para este e os próximos anos.

Para mais novidades sobre o tema, acompanhe nosso Instagram @docoloficial.

Deixe um comentário